PLANO DE ENSINO

DADOS DO CURSO

Disciplina: SOCIOLOGIA Código: 4HU175

Departamento: HUMANIDADES RP Carga Horária: 36 Etapa: 1 ª Semestral

Ementa

As origens da sociologia. A constituição da sociologia como ciência. Teorias sociológicas clássicas: Durkhein, Marx e Weber. Movimentos sociais contemporâneos. Relações entre Estado e sociedade. Políticas públicas no Brasil.

Objetivo da disciplina

Ao final do curso o aluno deverá ser capaz de:-reconhecer a construção da sociologia no âmbito de um contexto histórico-cultural-compreender o desenvolvimento da sociologia com ciência-identificar e analisar o objeto da sociologia a partir de leituras clássicas-compreender os temas sociológicos estudados, relacionando-os com as diferentes posições mercadológicas-analisar e avaliar a importância dos clássicos na sociologia hoje-reconhecer os diferentes temas presentes na discussão do desenvolvimento da sociedade contemporânea-analisar as principais mudanças pelas quais está passando a sociedade hoje

Metodologia

Aulas expositivas e dialogadas.Leitura e seminário com base na bibliografia básica e complementar.Materiais áudio-visuais, pesquisas e casos reais, como recursos para a problematização e análise da realidade.

Conteúdo programático

1. A constituição da Sociologia como ciênciaa. Modernidade: o surgimento e a contradição do indivíduob. A relação indivíduo e sociedade2. A Sociologia clássica2.1 ÉMILE DURKHEIMa. O positivismo sociológico e o objeto e método de Durkheim: o que é fato social?b. Divisão do trabalho: solidariedade mecânica e solidariedade orgânica e sua preponderância progressiva2.2 KARL MARXa. O método de Marx: fundamentosb. A critíca da Economia Políticac. O caráter fetichista da mercadoria e a crítica ao capitalismo2.3. MAX WEBER a. A racionalidade como percepção do mundo e o tipo ideal em Weberb. A política como vocação3. A sociologia contemporânea: transformações na sociedadea. Mecanismos de poder e disciplina. O poder e o corpob. O direitos humanos ea Biopolíticac. Globalização, transformações do capitalismo e o direito à cidaded. Relações de gênero e educaçãoe. Relações étnico-raciais e educação