PLANO DE ENSINO

DADOS DO CURSO

Disciplina: COMUNICAÇÃO E MERCADO Código: 4HU270

Departamento: HUMANIDADES Carga Horária: 36 Etapa: 2 ª Semestral

Ementa

Mercado como realidade estrutural da sociedade do capitalismo avançado. Impacto desta realidade na comunicação social. Comunicação como produto. Sofisticação da oferta e da demanda. Tecnologias de mercado na comunicação.

Objetivo da disciplina

Ao final do curso o aluno deverá ser capaz de:- comparar a realidade do capitalismo industrial com a do capitalismo informacional;- compreender como o mundo digital alavanca o desenvolvimento da comunicação como produto valorizado e multifacetado; - analisar a multiplicação de mídias e a segmentação e sofisticação dos mercados de comunicação; e- localizar as principais inovações tecnológicas que estão remodelando os mercados de comunicação.

Metodologia

- aulas teóricas e apresentação de filmes para discussão e análise dos conceitos; e- seminários para o estudo de processos e produtos exemplares nos mercados de comunicação. Em situação de aula online, a metodologia adotada é:- Aulas expositivas on-line síncronas (utilização do ZOOM)- Atividades desenvolvidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA (síncronas)- Videoaulas acompanhadas de atividade online (síncronas)

Conteúdo programático

- Mercado e capitalismo: etapas e formas- Mudanças na estrutura dos mercados de comunicação - A indústria cultural frente à revolução digital - A comunicação como produto: sons, imagens, novas mídias, redes sociais - Tecnologias digitais e o futuro da web - A web como mídia fundamental; pontos de entrada e acessibilidade- Segmentação de mercado, publicidade dirigida e comunicação personalizada- A corrida pelo controle da mídia.