Disciplina: ANÁLISE DA IMAGEM II Código: 4HU272
Departamento: HUMANIDADES Carga Horária: 36 Etapa: 2 ª Semestral
Teorias sobre a imagem. Imagem e ideologia. O problema da perspectiva na formação da ideia de sujeito e objeto. Alegoria e símbolo. Mímeses e os novos rumos da figuração.
Ao final do curso o aluno deverá ser capaz de:Efetivar análises de imagens. Apresentar métodos para o desenvolvimento de tal análise. Estimular o entendimento da imagem e do objeto artístico como mercadoria portadora de uma ideologia e como resultado de uma técnica construtiva.
-Aulas expositivas com apoio de multimeios (vídeos, dvd, slides e internet).- Pesquisa em Bibliotecas- Aulas expositivas e dialogadas- Leitura e debate, com base na bibliografia básica e complementar.- Debate e análise das atividades dirigidas.Em situação de aula online, a metodologia adotada é:- Aulas expositivas on-line síncronas (utilização do ZOOM)- Atividades desenvolvidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA (síncronas)- Videoaulas acompanhadas de atividade online (síncronas)
1. Teorias sobre a imagem1.1. A imagem como meio de comunicação e mensagem1.2.Técnicas visuais como estratégia de comunicação1.3. Elementos básicos para a análise da imagem1.4. Elementos para a compreensão e análise da obra de arte moderna.1.5. Especificidades da imagem fotográfica e publicitária.2. Imagem e ideologia3. O problema da perspectiva na formação da ideia de sujeito e objeto4. Alegoria e símbolo5. Mímeses e os novos rumos da figuração