PLANO DE ENSINO

DADOS DO CURSO

Disciplina: TEORIAS DA COMUNICAÇÃO II Código: 4HU274

Departamento: HUMANIDADES RP Carga Horária: 36 Etapa: 2 ª Semestral

Ementa

Comunicação e Semiótica. O poético no e fora do poema. Arte aplicada, Comunicação e Tecnologia.

Objetivo da disciplina

Introduzir fundamentos teóricos que produzam a reflexão entre campos conceituais que envolvam a comunicação, a cultura, a arte e o consumo. Apresentar os fundamentos teóricos e as implicações da cultura de massa e da cibercultura nos processos de socialização contemporâneos e na comunicação.

Metodologia

As aulas serão predominantemente expositivas, com debates e atividades em sala de aula. Poderá se lançar mão do uso de filmes e outros recursos audiovisuais para ilustração e aprofundamento dos conceitos trabalhados.

Conteúdo programático

1. Semiótica da Cultura e os fenômenos comunicativos:a. Revisão das teorias dos signos (Código e linguagem, paradigma linguístico e paradigma semiótico, semiologia e semiótica) [Tidas em Teoria da Comunicação I].b. O processo de vinculação humana na comunicação;c. O conceito de semiosfera e a concepção de texto cultural;d. A comunicação como construção simbólica;e. Os processos de tradução entre diferentes esferas culturais;f. O princípio dialógico na cultura e na comunicação.i. Previsão: três primeiras aulas;ii. Autores utilizados: Iuri Lotman, Ivan Byst?ina e V.V. Ivanov.2. Modernidade e Cultura de Massasa. Contextualização histórica e as funções dos meios de comunicação de massa;b. A recepção e a emissão - interações e autocondicionamentos; A mensagem em relação aos diferentes códigos; As linguagens;c. A produção em série e os novos apelos do consumo moderno;d. A estética dos meios de massa (voyeurismo como nova estética, a cotidianização das imagens e dos valores pela mídia de massa, a espetacularização da vida, o Kitsch);e. Imaginário cultural e imaginário midiático - retroalimentação, espelhamento e jogo ideológico.i. Previsão: seis aulas subsequentes;ii. Autores utilizados: Harold Lasswell, Paul Lazarsfeld, Theodor Adorno, Edgar Morin, Arlindo Machado e Abraham Moles.3. Pós-modernidade e Ciberculturaa. Introdução às questões da pós-modernidade, com ênfase nas reflexões estéticas e tecnológicas e na produção, distribuição e legitimação do saber;b. Cultura das mídias e Cibercultura:i. Convergência das mídias,ii. Os conceitos de sociedade do espetáculo e de simulacro;iii. O virtual e o reino das aparições e das aparências;iv. O biosmidiático;v. O ciberespaço e as transformações espaço-temporais;vi. Virtualização da comunicação: o fim das comunidades de pertença e as sociabilidades instantâneas.1. Previsão: seis aulas finais;2. Autores utilizados: Jean-François Lyotard, Jean Baudrillad, Fredric Jameson, Edgar Morin, Guy Debord, Muniz Sodré, Konrad Lorenz e Marshall Berman.