Disciplina: SOCIOLOGIA DA COMUNICAÇÃO Código: 4HU275
Departamento: HUMANIDADES Carga Horária: 36 Etapa: 2 ª Semestral
Teorias sociológicas da comunicação. Elementos para a análise do fenômeno da comunicação. Universo simbólico das sociedades.
Ao final do curso, o aluno deverá ser capaz de:- Identificar correntes teóricas clássicas da sociologia da comunicação, bem como as suas ideias mais representativas.- Compreender e utilizar os conceitos principais de cada Escola de Pensamento estudada nesta disciplina; - analisar o fenômeno da comunicação e seu impacto na sociedade a partir de distintos pontos de vista; - detectar preconceitos linguísticos ao estabelecer estratégias de comunicação não-violentas.
- Aulas expositivas com apoio de multimeios (jornais, revistas, filmes, internet, etc). - Trabalhos, seminários em grupos e atividades dirigidas. - Leituras e debatesEm situação de aula online, a metodologia adotada é:- Aulas expositivas on-line síncronas (utilização do ZOOM)- Atividades desenvolvidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA (síncronas)- Videoaulas acompanhadas de atividade online (síncronas)
1 . Teorias e paradigmas na Sociologia da Comunicação 1.1 Sociologia, ciência e relativismo 1.2 As teorias administrativas da comunicação e a Teoria Crítica 1.3 Os conceitos de "cultura de massa" e de "indústria cultural"2. O fenômeno da comunicação e a sociolinguística2.1 Os preconceitos linguísticos, a comunicação e seu universo simbólico3. Os meios de comunicação, as artes e o universo simbólico na formação da identidade nacional brasileira4. Globalização, mundialização e cultura.