PLANO DE ENSINO

DADOS DO CURSO

Disciplina: ESTÉTICA Código: 4HU372

Departamento: HUMANIDADES Carga Horária: 36 Etapa: 3 ª Semestral

Ementa

Teorias estéticas clássicas. Fundamentos da Estética. Uma abordagem sobre os principais conceitos de Estética ao longo da História da Arte.

Objetivo da disciplina

1 - Dar ao aluno um repertório histórico com os principais conceitos de Estética.2 - Incentivar a reflexão sobre o objeto artístico e a Arte como Conhecimento.3 - Capacitar o aluno para fazer análise dos fenômenos artísticos.4 - Conhecer a problemática contemporânea em relação aos rumos da Arte.

Metodologia

Aulas expositivas.Co-participação dos alunos nos temas propostos por meio de seminários (15 minutos iniciais de cada aula).Discussão coletiva sobre visitas dos alunos à exposições de arte por meio de criação de blog da turma para este fim.Provas individuais sobre o conteúdo trabalhado.Em situação de aula online, a metodologia adotada é:- Aulas expositivas on-line síncronas (utilização do ZOOM)- Atividades desenvolvidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA (síncronas)- Videoaulas acompanhadas de atividade online (síncronas)

Conteúdo programático

1 - A Arte antes da Arte: uma reflexão evolucionista e antropológica sobre as origens da Arte.2 - Do objeto da Estética. O nascimento da estética no século XVIII. 3 - Os primórdios da Estética com Platão. A alegoria da caverna. Mímesis e Representação. A arte como imitação da aparência. A arte na contramão do conhecimento verdadeiro.4 - O pensamento aristotélico. O conceito de arte em Aristóteles. Mímesis e Representação. A arte como imitação da physis. A arte como forma de conhecimento ético-moral.5 - Iconoclastas e Bizantinos: A teologia da imagem.6 - A transição para um novo conceito de Arte e Artista: As Academias de Arte.7 - Baumgarten e Kant: experiência estética e juízo estético. O gênio romântico. A arte como dom e engenho.8 - Arquétipos do modernismo: A tragédia fáustica de Goethe e o "Spleen" em Baudelaire.