Disciplina: TEORIAS DA COMUNICAÇÃO III Código: 4HU374
Departamento: HUMANIDADES Carga Horária: 36 Etapa: 3 ª Semestral
As diferentes abordagens no processo comunicacional. Os diferentes mecanismos de controle e manipulação no uso dos meios de Comunicação.
Aprofundar a discussão e a reflexão das diversas abordagens teóricas e críticas sobre a questão da produção, emissão, recepção e controle da informação nos meios de comunicação eletrônicos. Relacionar o impacto das tecnologias da comunicação nos sistemas institucionalizados bem como as alterações na percepção sensorial. Refletir sobre as novas possibilidades de aquisição do conhecimento.
Aulas expositivas com utilização de multimeios. Debate e questionamento sobre os textos. Eventuais trabalhos individuais e/ ou em grupos.
1 - Comunicação: Ciência e Cultura. As teorias da comunicação. Panorama e crise dos paradigmas da comunicação, cultura e consumo. Tendências contemporâneas. 2 - Apocalípticos e Integrados. Estudos críticos da formulação de Umberto Eco. Diferenças conceituais e diferenças político-ideológicas. 3 - Tecnologia e Comunicação. Sistemas e Controles. Modernidade Líquida. Redundância e informação. As redes de informação, Máquinas de vigiar. Vigilância, poder e controle. A cultura da vigilância. Marcas, Mídia e Controle. A sociedade midiatizada: a cultura da mídia e o triunfo do espetáculo. A multiplicação dos sistemas de vigilância. O Aparelho e o funcionário. 4 - O Meio é a Mensagem. O pensamento integrado de Marshall Mcluhan. O conceito de Aldeia Global. Utopia tecnológica e dominação ideológica. Convergências: arte, tecnologia e comunicação. Críticas e contextualização. 5 - A Indústria da Consciência. O pensamento apocalíptico de Hans Magnus Enzensberger. Mobilização e manipulação dos mce. Reciprocidade e reversibilidade dos circuitos comunicacionais. Uso repressivo e uso emancipador dos meios. A utopia de um mundo igualitário através dos meios eletrônicos. 6 - Estudos sobre a Comunicação na América Latina Escola Hegemônica: Barbero e Mattelart