Disciplina: TEORIA DO CONTEMPORÂNEO Código: 4HU672
Departamento: HUMANIDADES Carga Horária: 36 Etapa: 6 ª Semestral
Fundamentos para a apropriação dos principais debates teóricos da atualidade. Transformações sociais, mutações do capitalismo globalizado, questões ambientais. Discussões políticas e crise dos sujeitos clássicos.
Ao final do semestre, os alunos deverão ser capazes de:- reconhecer as raízes morais da modernidade na filosofia política moderna;- identificar a relação da crise da contemporaneidade com estas raízes;- distinguir as características morais da sociedade pós-dever (questões econômicas, sociais e ambientais contemporâneas em nível global);- avaliar a relação entre individualidade, liberdade e moral na contemporaneidade.
Aulas expositivas.Debate e discussão de temas em sala de aula.Atividades individuais e em grupo.
1. Fundamentos para a apropriação dos principais debates teóricos da atualidade1.1 A relação entre modernidade e moral1.2 A dissolução dos critérios racionais pré-modernos1.3 A crise da modernidade como crise da filosofia política1.4 A consequências desta crise no plano moral, cultural, político 2. - Transformações sociais, mutações do capitalismo globalizado, questões ambientais2.1 A noção do dever moral diante do individualismo contemporâneo 2.2 A nova ética do individualismo: seu impacto nas questões sociais e ambientais; sua relação com o atual estágio do capitalismo global. 3. Discussões políticas e crise dos sujeitos clássicos.3.1 Liberdade positiva e liberdade negativa 3.2 Liberdade e individualidade: questões políticas contemporâneas3.3 Limites e contradições da liberdade política contemporânea