Disciplina: ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO DE NEGÓCIOS Código: 4PP171
Departamento: PUBLICIDADE E PROPAGANDA Carga Horária: 36 Etapa: 1 ª Semestral
Empresas nacionais e empresas multinacionais. Funções administrativas. Áreas funcionais. Os diversos setores de empresas de comunicação. As agências de publicidade no mercado atual.
Ao final do curso o aluno deverá ser capaz de:-diferenciar as empresas nacionais das multinacionais, identificando suas funções;- reconhecer as principais funções administrativas da área de planejamento;- conhecer e analisar as principais áreas funcionais das empresas;- analisar de forma crítica o papel do gestor das empresas de comunicação; - compreender a importância do processo de tomada de decisão;- identificar as principais áreas de uma agência de publicidade;- compreender a importância do compliance nas agências para o desenvolvimento de um trabalho eficaz; e,- analisar de forma crítica o papel da publicidade no mercado atual
Aulas teóricas – expositivasAulas práticas – exercícios e estudos de casos para a fixação dos conceitos.Em situação de aula online, a metodologia adotada é:- Aulas expositivas online síncronas (utilização do ZOOM)- Atividades desenvolvidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA (síncronas e assíncronas)- Vídeoaulas acompanhadas de atividades online (síncronas e assíncronas)
1. Empresas Nacionais e Empresas Multinacionais1.1. Principais diferenciais2. Funções Administrativas2.1. Planejamento2.2. Organização2.3. Direção2.4. Controle3. Áreas Funcionais3.1. Operações e gestão3.2. Finanças3.3. Gestão de pessoas3.4. Marketing4. Os Diversos Setores de Empresas de Comunicação4.1. As principais agências, veículos, produtoras e fornecedores4.2. As principais diferenças entre as áreas de publicidade e marketing4.3. Aplicação das funções administrativas nas agências4.4. O compliance nas agências5. As Agências de Publicidade no Mercado Atual