PLANO DE ENSINO

DADOS DO CURSO

Disciplina: FOTOGRAFIA APLICADA Código: 4PP270

Departamento: PUBLICIDADE E PROPAGANDA Carga Horária: 36 Etapa: 2 ª Semestral

Ementa

Tendências da produção fotográfica. Treinamento prático utilizando câmera digital e estúdio. Reflexões presentes na construção do campo.

Objetivo da disciplina

Ao final do curso o aluno deverá ser capaz de:-Conhecer os recursos do equipamento fotográfico digital.- Compreender e analisar o universo da linguagem digital.-Aplicar e utilizar os conceitos da iluminação em estúdio. - Executar e produzir em estúdio, fotografias publicitárias: institucionais e produtos.

Metodologia

Aulas teóricas – expositivasAulas práticas – exercícios e estudos de casos para a fixação dos conceitos. Em situação de aula online, a metodologia adotada é:- Aulas expositivas on-line síncronas (utilização do ZOOM)- Atividades desenvolvidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA (síncronas e assíncronas)- Videoaulas acompanhadas de atividade online (síncronas e assíncronas)

Conteúdo programático

A imagem digital- conceitos sobre resolução e tamanho da imagem, WB, formatos dos arquivos digitais.Atividades didáticas utilizando a câmera digital.Direção e produção fotográfica com análise das imagens.Conceitos e práticas de iluminação - Luz contínua e Flash.Fotos em estúdio.