PLANO DE ENSINO

DADOS DO CURSO

Disciplina: MARKETING I - CONCEITOS BÁSICOS Código: 4PP271

Departamento: PUBLICIDADE E PROPAGANDA Carga Horária: 36 Etapa: 2 ª Semestral

Ementa

Conceito de Marketing e sua evolução histórica. Marketing como filosofia de negócios. Conceitos fundamentais do sistema de Marketing. Visão moderna e responsável do campo.

Objetivo da disciplina

Ao final do curso o aluno deverá ser capaz de :- Compreender os conceitos centrais de marketing a fim de desenvolver sua aplicabilidade no âmbito empresarial.- Utilizar os conceitos em atividades de gestão de marketing.

Metodologia

Aulas teóricas – expositivasAulas práticas – exercícios e estudos de casos para a fixação dos conceitos.Em situação de aula online, a metodologia adotada é:- Aulas expositivas on-line síncronas (utilização do ZOOM)- Atividades desenvolvidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA (síncronas e assíncronas)- Videoaulas acompanhadas de atividade online (síncronas e assíncronas)

Conteúdo programático

Conceitos centrais:Evolução dos conceitos de MarketingEvolução dos mercadosAplicações do MarketingTipos de MercadosMarketing contemporâneo e responsávelAdministração de Marketing:Orientações de marketingMarketing mixSistema de informações de Marketing:Inteligência de MarketingMacro e Micromercados.Estratégias de Marketing:Segmentação de mercadoMercados-alvoPotencial de mercadoPosicionamento