Disciplina: RÁDIO I - PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA Código: 4PP273
Departamento: PUBLICIDADE E PROPAGANDA Carga Horária: 36 Etapa: 2 ª Semestral
História e evolução do rádio. Linguagem radiofônica. Conceitos sonoros e de produção em ambientes analógico e digital. O comercial de rádio.Trilhas e efeitos sonoros. Contextualizar a importância do material sonoro nas diversas produções de mídias e/ou suportes digitais. Criação, produção, gravação e edição de spots e jingles. Tendências do meio.
Ao final do curso o aluno deverá ser capaz de:CONCEITOS - Identificar as possibilidades e recursos contidos na produção publicitária radiofônica. Analisar as características do meio e as transformações diante das novas mídias. Identificar as principais mudanças conceituais e tecnológicas na evolução do meio. Analisar a fluência de textos escritos para o rádio. PROCEDIMENTOS E HABILIDADES - Viabilizar a produção de fonogramas (peças publicitárias radiofônicas). Conhecer a dinâmica de produção de um spot ou jingle. Criar roteiros que resultem em um fonograma. Demonstrar as novas formas de distribuição de conteúdo radiofônico. ATITUDES E VALORES - Respeitar a hierarquia da equipe. Permitir a colaboração de todos para o resultado da produção no estúdio.
Para os objetivos conceituais, as estratégias envolvem leitura e discussão de textos sobre a história e as características do rádio; Aulas expositivas com apoio de áudios de referência e documentários em vídeo sobre formatos publicitários em áudio. Para os objetivos relacionados às habilidades, as estratégias privilegiam atividades em grupo e a dinâmica de uma equipe de criação e produção, similar à de uma agência de publicidade; Relatório de audição: exercício para aumentar a percepção criativa em relação ao rádio.Para os objetivos ligados a valores e atitudes, as estratégias preveem a realização de debates, avaliações das participações individuais e no grupo, realização das tarefas e contribuição ao grupo. Criação e produção de peças publicitárias (spot e jingle) em grupo, no estúdio. Em situação de aula online, a metodologia adotada é:- Aulas expositivas on-line síncronas (utilização do ZOOM)- Atividades desenvolvidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA (síncronas e assíncronas)- Videoaulas acompanhadas de atividade online (síncronas e assíncronas)
1. História do Rádio1.1. Evolução, com foco na influência que a publicidade tem em cada período da história1.2. As mudanças tecnológicas de linguagem1.3. Audição de trechos representativos da história do rádio e da publicidade desenvolvida para essa mídia2. Adequação de linguagem ao estilo das emissoras2.1. A classificação das emissoras feita pelo IBOPE2.2. Os gêneros de programação2.3. Os diferentes estilos de spots e jingles, adequados aos estilos das emissoras3. Jingle como mensagem comercial3.1. A evolução do jingle3.2. Audição de peças antigas e atuais3.3. Os diferentes estilos do anúncio musicado4. Efeitos sonoros4.1. A sonoplastia e a criação de ambientes4.2. A imaginação como principal recurso na publicidade radiofônica5. Tendências do meio5.1. As novas tecnologias5.2. Migração das emissoras AM para FM5.3. O podcast, o rádio por IP e as radiowebs.