PLANO DE ENSINO

DADOS DO CURSO

Disciplina: MARKETING II - ESTRATÉGIAS DE PRODUTOS E MARCAS Código: 4PP371

Departamento: PUBLICIDADE E PROPAGANDA Carga Horária: 36 Etapa: 3 ª Semestral

Ementa

Produto: conceito, classificações, estratégias de diferenciação, ciclo de vida do produto e as estratégias para cada estágio, análise do portifólio de produtos, conceito de serviço e suas particularidades.Marcas: conceito, histórico da utilização de marcas, gerência de marcas no contexto da organização, posicionamento de marca e elementos de identidade da marca.

Objetivo da disciplina

Ao final do curso o aluno deverá ser capaz de:conhecer os componentes de um produto suas classificações e variaçõesconhecer os componentes de um serviço e suas características conhecer os fundamentos da gestão de marcas e as principais estratégias utilizadas para o gerenciamento do portifólio de produtos serviços e marcas.

Metodologia

Aulas teóricas – expositivasAulas práticas – exercícios e estudos de casos para a fixação dos conceitos.Em situação de aula online, a metodologia adotada é:- Aulas expositivas on-line síncronas (utilização do ZOOM)- Atividades desenvolvidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA (síncronas e assíncronas)- Videoaulas acompanhadas de atividade online (síncronas e assíncronas)

Conteúdo programático

Estratégias de produtos Portifólio de produtosDesenvolvimento de novos produtosEstratégias e conceitos de serviçosRelações entre produtos e marcasEstratégias e conceitos de diferenciação Estratégias de marketing para o ciclo de vida do produtoMatriz BCG Brand EquityDesenvolvimento de MarcasDesenvolvimento e comunicação da estratégia de posicionamentoElementos de identidade da marca.