PLANO DE ENSINO

DADOS DO CURSO

Disciplina: ESTRATÉGIAS EXECUTIVAS DE COMUNICAÇÃO Código: 4PP373

Departamento: PUBLICIDADE E PROPAGANDA Carga Horária: 36 Etapa: 3 ª Semestral

Ementa

Conceitos e estratégias de empreendedorismo na área de comunicação. Relacionamento comercial. Produtos de comunicação.

Objetivo da disciplina

A disciplina se dispõe a oferecer aos alunos uma base sobre o conceito organizacional e a ação administrativa de uma empresa de comunicação, concentrando-se na discussão das funções de: planejamento, organização, direção e controle.

Metodologia

- aulas teóricas para discussão e análise dos conceitos- Estudo de casos para identificação dos conceitos no ambiente de mercado.Em situação de aula online, a metodologia adotada é:- Aulas expositivas on-line síncronas (utilização do ZOOM)- Atividades desenvolvidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA (síncronas e assíncronas)- Videoaulas acompanhadas de atividade online (síncronas e assíncronas)

Conteúdo programático

1. Introdução à Teoria Geral da Administração1.1. Habilidades Fundamentais do Administrador1.2. Competências do Administrador2. Teorias Administrativas2.1. Teoria Clássica da Administração2.2. Teoria das Relações Humanas2.3. Teoria Comportamental3. Liderança3.1. O papel da Liderança3.2. Estilos de Liderança4. Cultura Organizacional4.1 Cultura X Clima5. Estruturas Organizacionais5.1 Estrutura Funcional5.2 Estrutura Divisional5.3 Estrutura Matricial5.4 Estrutura por Células6. Atividades das Agências6.1 Eventos6.2. Merchandising no Ponto de Venda6.3. Assessoria de Imprensa7. Verba de Comunicação8. Remuneração das Agências9. Planejamento e Organização10. Empreendedorismo