PLANO DE ENSINO

DADOS DO CURSO

Disciplina: RÁDIO II - PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA Código: 4PP374

Departamento: PUBLICIDADE E PROPAGANDA Carga Horária: 36 Etapa: 3 ª Semestral

Ementa

O áudio diante da digitalização. Segmentação da mensagem. Perfis de público e pesquisas quantitativas e qualitativas sobre rádio e produção de áudio. Criação e produção de programetes e podcasts. Processos de montagem das peças publicitárias. Apresentação e defesa de projetos, a partir de clientes e emissoras de rádio reais.

Objetivo da disciplina

Ao final do curso o aluno deverá ser capaz de:Conceitos - Identificar novas possibilidades e recursos contidos na produção publicitária em áudio. Analisar as características do meio e as transformações diante de novas mídias. Reconhecer as possibilidades de interação com o públicio a partir da convergência do rádio às novas mídias e redes sociais. Perceber os caminhos utilizados pelas emissoras de rádio para segurar a atenção da audiência. Procedimentos e Habilidades - Viabilizar a produção de fonogramas (peças publicitárias radiofÔnicas) institucionais. Conhecer a dinâmica de produção de um programete ou podcast. Criar roteiros que resultem em projetos diferenciados em áudio. Defender projetos baseados na linguagem radiofônica. Atitudes e Valores - Respeitar a hierarquia da equipe. Permitir a colaboração de todos para o resultado da produção no estúdio e da criação em sala de aula.

Metodologia

Para os objetivos conceituais, as estratégias envolvem a leitura e discussão de textos sobre a evolução do rádio, diante das novas mídias; Aulas expositivas com apoio de áudios de referência e documentários em vídeo sobre formatos publicitários em áudio. Para objetivos relacionados às habilidades, as estratégias privilegiam atividades em grupo e a dinâmica de equipe de criação e produção similar à de uma agência de publicidade e/ou estúdio de áudio. Para os objetivos ligados a valores e atitudes, as estratégias preveem a realização de debates, avaliações das participações individuais e no grupo, realização das tarefas e contribuição ao grupo. Criação e produção de peças publicitárias em grupo. Em situação de aula online, a metodologia adotada é:- Aulas expositivas on-line síncronas (utilização do ZOOM)- Atividades desenvolvidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA (síncronas e assíncronas)- Videoaulas acompanhadas de atividade online (síncronas e assíncronas)

Conteúdo programático

1. Situação atual do rádio1.1. Os diferentes gêneros de programação, em FM1.2. Como são feitas as pesquisas referentes ao meio rádio1.3. O posicionamento das emissoras junto a seus ouvintes2. Gravação e Produção de spots e jingles2.1. Elaboração de roteiro, a partir de briefing proposto aos grupos2.2. Produção do fonograma2.3. Gravação da peça publicitária no estúdio3. Processos de montagem das peças publicitárias3.1. os recursos técnicos e o processo de montagem de uma peça publicitária num estúdio de rádio3.2. o texto publicitário e a linguagem radiofônica4. Trilhas e efeitos sonoros4.1. as diferentes formas de utilização das "trilhas" e dos efeitos sonoros e a intencionalidade