Disciplina: MARKETING V - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Código: 4PP671
Departamento: PUBLICIDADE E PROPAGANDA Carga Horária: 72 Etapa: 6 ª Semestral
Fundamentos e elementos para a elaboração de um Planejamento de Marketing
Objetivo GeralProporcionar aos estudantes o exercício do pensamento sistêmico organizacional assim como o exercício da tomada de decisão, tendo como instrumentos os objetivos corporativos e mercadológicos.Instrumentalizar os estudantes para realização de um planejamento mercadológico, desenvolvendo o senso crítico no futuro profissional.
Aulas teóricas – expositivasAulas práticas – exercícios e estudos de casos para a fixação dos conceitos.
1. Fundamentos e elementos para a elaboração de um Planejamento de Marketing1.1 Missão, Visão1.2 Objetivos Corporativos. 1.3 Análise Ambiental (Interna e Externa). 1.4 Análise Swot Qualitativa e Quantitativa, Diagnóstico/Tendências. 1.5 Definição de Mercados-Alvo/Produtos. 1.6 Posicionamento. 1.7 Objetivos gerais e específicos de Marketing. 1.8 Estratégias. 1.9 Definição das ações. 1.10 Orçamento. 1.11 Responsabilidade de Controle. 1.12 Avaliação.