PLANO DE ENSINO

DADOS DO CURSO

Disciplina: STORYTELLING E TRANSMIDIA Código: 4PP675

Departamento: PUBLICIDADE E PROPAGANDA Carga Horária: 36 Etapa: 6 ª Semestral

Ementa

Introdução aos conceitos e técnicas de narrativas transmidiáticas. Oportunidades na cultura da convergência. Desenvolvimento de uma história para marcas em múltiplas plataformas de comunicação.

Objetivo da disciplina

No final do curso o aluno estará apto a:- Entender os conceitos inovadores na elaboração de roteiros baseado em histórias de marcas, e como a transmídia está influenciado e revolucionando as narrativas (storytelling) na propaganda e na publicidade.- Reconhecer os diferenciais da cultura da convergência e os conceitos transmídias em relação ao modelo tradicionais dos jornais, cinema, rádio e da televisão com as novas mídias.- Exercitar e vivenciar a produção de narrativas transmidiáticas em conteúdo publicitário multiplataformas com ampla exploração do engajamento, com uso de mídias sociais. - Explorar as características dos formatos digitais e das novas mídias com as novas tendências estratégicas da propaganda contemporânea.- Conhecer as ferramentas necessárias em transmídia para ações de marketing estratégico.- Apreender conceitos de multiaudiências e multiplataformas, desenvolvendo projetos transmídia para marcas.

Metodologia

- Para entender os conceitos teóricos será incentivado a pesquisa de casos de sucesso e a leitura da bibliografia da disciplina, com entrega de resumos ou debates em sala. - Para o desenvolvimento das habilidades de desenvolvimento de projeto transmídia para marcas será desenvolvido um trabalho em grupo (bíblia transmídia e execução/produção na prática) ao longo do semestre com apresentação em grupo ao final do semestre.- Para ampliar os valores e atitudes com relação a responsabilidade dos alunos, serão solicitados constantemente, relatórios individuais ou em grupo de status do projeto.- Para aumentar a interação em sala de aula, entre os alunos e os conceitos da disciplina será promovido debates ao longo da disciplina, de acordo com a avaliação dos relatórios de status.

Conteúdo programático

1. Introdução aos conceitos e técnicas de narrativas transmidiáticas1.1 Oportunidades na cultura da convergência1.2 Desenvolvimento de uma história para marcas em múltiplas plataformas de comunicação.