PLANO DE ENSINO

DADOS DO CURSO

Disciplina: PRÁTICA LABORATORIAL II: FUNDAMENTOS DA GESTÃO Código: 5SP210

Departamento: SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PRODUÇÃO CULTURAL Carga Horária: 36 Etapa: 2 ª Semestral

Ementa

Conceitos básicos de administração. Tipos de organizações. Modelos de gestão. Desenvolvimento de planejamento de gestão.

Objetivo da disciplina

Apresentar uma visão geral da administração e transmitir conhecimentos básicos, fundamentos teóricos e práticos da ciência administrativa. Analisar os princípios e as ferramentas de gestão que embasam o gerenciamento eficaz das organizações, bem como discutir a aplicabilidade dos conceitos teóricos do dia-a-dia do ambiente empresarial, aplicado ao universo da Produção Cultural.

Metodologia

Apresentação da fundamentação teórica dos conteúdos, exercícios de múltipla escolha, atividade interativa, fórum para esclarecer dúvida, links extras para aprofundamento e chats

Conteúdo programático

1 - O Conceito de AdministraçãoComo surgiram e como evoluíram as organizações modernas e como surgiram e evoluíram as teorias da administração.2 - O Processo de Administração Planejamento - definir objetivos e desenvolver estratégias e ações para alcança-losOrganização - determinar o que deve ser feito, como deve ser feito e quem deve fazer Direção - Liderar e motivar os membros da organizaçãoControle - monitorar o desempenho para garantir que os objetivos sejam alcançados.3 - O Inconstante Mundo do Trabalho Descrever os efeitos da globalização na economia e nas organizações, explicar as "ondas" na história humana e suas implicações e explicar por que as organizações estão se "reorganizando".4 - A Cultura OrganizacionalO conceito e a importância da cultura organizacional;Potencializar a boa cultura organizacional e minimizar a influência das lideranças negativas.5 - A Administração de Recursos HumanosO novo papel dos gestores das organizações, através da liderança de trabalhadores do conhecimento e as diversas facetas da motivação humana para o trabalho. 6 - O Desenvolvimento de Habilidades InterpessoaisOs aspectos fundamentais do comportamento humano no trabalho e como conduzir as pessoas em direção aos objetivos da organização.7 - A Gestão da MudançaA mudança como algo constante e inevitável e como fazer a mudança trabalhar a seu favor.