PLANO DE ENSINO

DADOS DO CURSO

Disciplina: ANTROPOLOGIA Código: 5SP301

Departamento: SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PRODUÇÃO CULTURAL Carga Horária: 36 Etapa: 3 ª Semestral

Ementa

Escolas e correntes do pensamento antropológico. Conceitos principais da disciplina: cultura, simbolismo, contato intercultural, alteridade, identidade, etnocentrismo, relativismo, raça, racismo e gênero. as relações étnicos-raciais no Brasil.

Objetivo da disciplina

Ao final da disciplina o estudante deverá: compreender as principais correntes da teoria antropológica; utilizar os conceitos da disciplina para ampliar a sua capacidade de analisar criticamente a realidade social, política e cultural que o cerca; desenvolver uma postura crítica frente às diferenças culturais; compreender e interpretar as diferenças culturais, combatendo a geração de preconceitos, as atitudes etnocêntricas e todas as formas de discriminação.

Metodologia

Aulas expositivasLeituras e debates tendo como base a bibliografia indicadaMaterial audiovisual, pesquisa bibliográfica e estuds de casos reais como recursos para a problematização e análise de questões culturais.

Conteúdo programático

1. O que é antropologia? A análise do homem por inteiro e em sua diversidade.2. Antecedentes do pensamento antropológico. Representações sobre a América e os nativos americanos.3. O Iluminismo e a construção do conceito de Homem.4. A antropologia e as teorias deterministas do século XIX: determinismo geográfico, histórico e racial.5. O determinismo histórico no campo da Antropologia: o evolucionismo cultural do século XIX.6. Teorias raciais do século XIX. O darwinismo social.7. A repercussão das teorias raciais no pensamento social brasileiro: da mestiçagem como fator de atraso à sua valorização como símbolo de identidade nacional.8. Relações étnico-raciais no Brasil contemporâneo: o preconceito racial e o mito da democracia racial. 9. Os conceitos de etnocentrismo e relativismo cultural.10. O conceito de cultura no campo da antropologia.11. A produção social da identidade e da alteridade.12. Gênero e identidade: políticas públicas em debate.