PLANO DE ENSINO

DADOS DO CURSO

Disciplina: PÚBLICOS I: PROGRAMAÇÃO Código: 5SP412

Departamento: SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PRODUÇÃO CULTURAL Carga Horária: 36 Etapa: 4 ª Semestral

Ementa

Consumo cultural, mecanismos e estratégias de valoração de produtos culturais. Caracterização do público-alvo a partir da programação. Definição de interesse e fatores psicossociais que contribuem para a escolha de atividades artísticas e culturais. As pesquisas de interesse de público.

Objetivo da disciplina

- Refletir sobre a importância da caracterização do público e sua relação com a programação- Analisar a vocação dos espaços culturais e suas programações- Discutir a importância dos interesses do público e dos objetivos institucionais

Metodologia

- Aulas expositivas- Estudos de Caso- Leituras e Discussões de texto- Análise de espaços culturais e programações

Conteúdo programático

- Conceituação de Público e Programação- As faixas etárias e as sócio-econômicas-afetivas-culturais - Os espaços/ambientes culturais e suas características - físicas, geográficas e diagnóstico de vocação- As manifestações culturais, as linguagens artísticas e os espaços- As manifestações culturais, as linguagens artísticas e o público- A programação como desafio: ponto de partida, percurso e destino das relações.- A programação como desafio: capital cultural, consumo e formação- Aspectos sociológicos da programação