Disciplina: EVENTOS I Código: 5SP506
Departamento: SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PRODUÇÃO CULTURAL Carga Horária: 36 Etapa: 5 ª Semestral
Conceito de evento. Classificação de eventos. Tipologia exixtente no mercado de eventos e suas relações com a cultura. Especificidades da área.
Capacitar os alunos para conhecer e praticar as técnicas de produção de eventos, com ênfase nos eventos culturais; conceituar eventos sob os diversos enfoques oferecidos pelo mercado; compreender como os eventos são classificados; identificar os variados tipos de eventos existentes; dominar os modelos e usos de eventos culturais praticados pelo mercado: classificação e tipologia; conhecer e praticar o processo de planejamento da produção de um evento cultural: etapas e estratégias.
Aulas expositivas com apoio de slides, vídeos, filmes, internet oferecendo cases de eventos em geral. Aprendizagem baseada em problemas e pesquisas. Discussão e debates em sala de aula sobre eventos culturais, bem como os demais eventos existentes no mercado, a partir da literatura, artigos, blogs, dissertações de mestrado e teses de doutorado a respeito do tema.
1. O mercado de Eventos Culturais: crescimento e posicionamento na contemporaneidade1.1. Crescimento e tendências dos eventos: fatores econômicos, sociais e culturais 1.2. Conceitos de Eventos 1.3. Importância dos Eventos Culturais- especificidades, aplicabilidades, tendências: o planejamento de eventos para viabilizar produções culturais1.4. Perfil do produtor de Eventos Culturais2. Classificação, tipologia, Tipos de Adesão e Fases dos Eventos2.1. Classificação: Formas de classificar eventos2.2. Tipologias: os tipos de eventos existentes2.3. Tipos de Adesão2.4. As fases de um evento: pré-evento, evento e pós-evento3. Planejamento de Eventos Culturais: 3.1. Concepção e Criação3.2. Objetivos 3.3. Análise de Cenário - estudo e pesquisa sobre a viabilização do evento3.4. Desafios e Estratégias - 3.5. Levantamento das informações: o briefing em eventos 3.6. Públicos envolvidos no evento: identificação, mapeamento, implantação em base de dados3.7. Promoções e Atrações do evento (palestrante, shows, entretenimento)3.8. Comunicação Visual: Identidade e Cenografia3.9. Ações de Comunicação. Divulgação: mídia espontânea, mídia paga e mídias sociais3.10. Cronograma/Checklist3.11. Previsão Orçamentária - Receitas/Despesas (Leis de Incentivo)3.12. A fase de execução do evento 3.13. Finalização3.14. Avaliação