PLANO DE ENSINO

DADOS DO CURSO

Disciplina: EVENTOS II Código: 5SP604

Departamento: SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PRODUÇÃO CULTURAL Carga Horária: 36 Etapa: 6 ª Semestral

Ementa

Estudo das formalidades em eventos. Ferramentoas básicas do protocolo cerimonial e protocolo organizacional. Questões a serem observadas na organização de uma produção cultural e no trato com os patrocinadores/apoiadores.

Objetivo da disciplina

Capacitar os alunos para reconhecer os conceitos de Protocolo e Cerimonial em eventos, suas normas e regras e o seu papel nos tempos atuais, visto que o homem convive em sociedade e isso exige padrões de comportamento para a harmonização dos relacionamentos com os diversos públicos com os quais se relacionam; identificar a necessidade de aplicar a ordem de precedência prevista no Decreto Federal nº 70.274, de 9 de março de 1972, quando da realização de cerimônias oficiais de eventos culturais com a presença de autoridades, bem como o seu emprego no universo empresarial; elaborar o planejamento e a organização de eventos culturais que envolvam a presença de autoridades, de acordo com os Decretos Federal, Estadual e Municipal de modo que o aluno tenha condições de atuar nessa especialidade ou acompanhar e supervisionar os serviços de terceiros contratados; construir o processo de relacionamento com fornecedores e apoiadores em eventos culturais

Metodologia

Aulas expositivas com apoio de slides, vídeos, filmes, internet oferecendo cases de eventos em geral. Aprendizagem baseada em problemas e pesquisas. Discussão e debates em sala de aula sobre eventos culturais, bem como os demais eventos existentes no mercado, a partir da literatura, artigos, blogs, dissertações de mestrado e teses de doutorado que tratem do tema.

Conteúdo programático

1.Os Eventos e sua relação com as normas e regras de Protocolo/ Cerimonial/Etiqueta Social e Profissional1.1. Um pouco de História1.2. Competência do Cerimonial e Protocolo1.3. Qualificações do profissional que atua com normas protocolares1.4. Os papeis do chefe de cerimonial e do mestre de cerimônias1.5. Etiqueta Social e Profissional 2.Conceituação e Evolução2.1. Funções do Cerimonial e Protocolo nos eventos e em eventos culturais2.2. Evolução do Cerimonial 2.3. Conceito de Precedência - nacionais e estrangeiras2.4. Etiqueta Social e Profissional - Usos e Costumes3.O Decreto Federal nº 70.274 e sua adaptação à conjuntura atual e organizacional a.Ordem geral de precedências nos governos federal, estaduais e municipais b.Aplicação das normas com o Executivo, Legislativo, Judiciário e Ministério Públicoc.Eventos com autoridades - três instancias dos poderes (federal, estadual, municipal)d.Legislações do Estado de São Paulo e do Município4.Linguagens protocolaresa. Correspondências - forma escrita e virtual; b. Pré-convite; convite (formal e virtual)c. Subscrição, remetente; confirmação de presençad. Formas de Tratamentos e. Elaboração do Roteiro do Mestre de Cerimôniasf. Pronunciamentos - Discursos5.Os lugares de honraa. A presidência nos eventosb. A primazia da direitac. A ordem de citação e dos discursosd. Montagem do receptivo; plano ou mapa da mesa diretora; das primeiras fileiras em teatros: autoridades e imprensa; indicações dos lugares à mesa, nominatas (os cartões de citação por ordem de precedência); importância dos carômetros.6. Comportamento Social e Profissional a. Trajes: formais e informaisb. O anfitrião - hospitalidade corporativac. Apresentação e Cumprimentosd. Estacionamento e Sala Vipse. Montagem das mesas em almoços e jantares: planos de mesa; lugares e cartões indicativos nas mesas; tipos de serviços: à francesa, à inglesa; buffet e “empratado”7. Símbolos Nacionaisa. LEI Nº 5.700, DE 1º DE SETEMBRO DE 1971 - dispõe sobre a forma e a apresentação dos Símbolos Nacionaisb. Bandeira: hasteamento, posiçãoc. Hinos Nacional: aplausos, d. Selo Nacionale.Armas Nacionais/Brasão8. Relacionamento com fornecedores/apoiadores em Eventosa. Alinhamento com a marca - transmissão de valores e conceitosb. Sinergia do patrocinador/apoiador com a ação de patrocínio/apoio propostasc. Oportunidade do patrocínio/apoio com o público estratégico do evento