PLANO DE ENSINO

DADOS DO CURSO

Disciplina: DIREITO, ARTE E EXPRESSÃO: ORATÓRIA Código: 8DR222

Departamento: Formação Fundamental Carga Horária: 36 Etapa: 2 ª Semestral

Ementa

O funcionamento do aparelho fonador. Presença, medo e confiança. Criação do discurso escrito e oral. Expressão corporal. Técnicas de apresentação. Recursos audiovisuais.

Objetivo da disciplina

Ao final do curso o aluno deverá ser capaz de:- compreender o funcionamento do aparelho fonador;- utilizar a voz com domínio técnico e expressivo;- dominar a dinâmica respiratória, articular bem as palavras, modular os volumes da fala e dinamizar ritmos; - elaborar um discurso crível, natural e confiante;- ter um vocabulário rico, livre de gírias e palavrões;- improvisar diante de situações adversas; - ocupar com presença o espaço de apresentação;- coordenar sua gestualidade;- apresentar-se com empatia;- elaborar e organizar uma apresentação pública;- memorizar e se apropriar de textos escritos por outrem;- usar recursos audiovisuais.

Metodologia

Aulas expositivas e práticas. Apresentação pública no Teatro FAAP

Conteúdo programático

1. Funcionamento do aparelho fonador1.1. A respiração como base do processo da voz e da fala.1.2. Colocação da voz 1.3. Articulação das palavras1.4. Modulação de timbres e volumes.1.5. Dinâmicas rítmicas. Pausas e silêncios.2. Presença, medo e confiança2.1. Meditação e relaxamento corporal2.2. Jogos de desinibição e presença2.3. O Autoconhecimento3. Criação do discurso escrito e oral3.1. Ampliação do vocabulário 3.2 Coerência e valores.3.3. Elaboração do texto escrito3.3 Leitura, análise e apropriação de textos shakespearianos.3.4. Eliminando vícios, tiques, palavrões e gírias.4. Expressão Corporal4.1. Gestualidade4.2. Ocupação do espaço performático4.3. Controle das emoções e da linguagem não verbal5. Técnicas de Apresentação5.1. Improviso5.2. Leitura pública5.3. Contato visual com os ouvintes5.4. Paráfrase e apropriação do texto.5.5. A importância da repetição, do treino, dos ensaios.6. Utilização dos recursos audiovisuais6.1. Como usar o PPT